domingo, 11 de maio de 2014

Movimento Steampunk - Tecnologia movida à vapor!

E ai galera! Hoje não vou falar de um livro, mas de um movimento, ou um subgênero de livros, filmes e diversas outras mídias e áreas. Irei falar do Steampunk, estilo literário originado do Cyberpunk/Ficção Científica durante o século XIX.


O que é o Steampunk?

O gênero é na verdade um subgênero da Ficção Científica e do Cyberpunk, que ficou famoso no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990. A ideia é remeter ao século XIX, durante a Era Vitoriana, o auge da Revolução Industrial. No gênero, é como se todas as conquistas tecnológicas do mundo atual, fossem descobertas com a tecnologia daquela época mesmo, máquinas à vapor por exemplo. Com as constantes físicas favorecendo a eficiência da mecânica, e o poder da eletricidade, seria possível por exemplo, dar origem à um robô movido a vapor e engrenagens.
Contudo, esse fascínio pelo progresso e tudo o que o Homem alcançou, convive com uma ignorada mas constante degradação ambiental, profundas desigualdades sociais, e
uma iminente desgraça que se torna cada vez mais difícil de ser evitada.

Digamos que é uma Distopia disfarçada de Utopia, visto que a sociedade representada no Steampunk nada mais é que uma caricatura da sociedade atual, onde podemos ver a tecnologia convivendo grotesca e intrusivamente com os interesses da sociedade.
O gênero inclui obras do século XIX, como as de Julio Verne.


De onde vem o termo ''Steampunk''?

O termo foi sugerido por Kevin Wayne Jeter, em 1987, quando ele tentava rotular suas obras romancistas, que se baseavam em conceitos retrofuturistas. Mas mesmo antes dessa data, muitos outros trabalhos considerados steampunkers foram realizados. O termo vem do inglês, sendo que ''Steam'' significa Vapor, o que remete à Revolução Industrial, e ''Punk'' é questionar o sistema, questionar a sociedade.

Áreas do Steampunk:

-Literatura:

Na literatura, podemos citar diversos autores consagrados historicamente, e que são importantes para a literatura internacional, alguns são bem conhecidos, como Julio Verne, autor de diversas obras como 20.000 Léguas Submarinas e Viagem ao Centro da Terra, ou Arthur Conan Doyle, escritor da consagrada série policial do detetive Sherlock Holmes. Lógicamente, diversos outros autores ''habitam'' o universo Steampunk como Edgar Alan Poe, Bran Stocker, H.G.Wells ou Mark Twain, este último sendo o escritor da conhecida história do garoto travesso do Mississípi, Tom Sawyer.
Julio Verne ou Jules Verne, conhecido escritor na literatura em todo o mundo, serve de bom exemplo para o Steampunk, visto que em suas obras há muita tecnologia desenhada com o que havia na época. Por exemplo o submarino de 20.000 léguas submarinas é um exemplo de grande avanço tecnológico, feito com as tecnologias da época.
E no universo criado pro Arthur Conan Doyle, onde habita o detetive mais famoso do mundo, não somente a aparelhagem do detetive, mas a ambientação da história também é desse jeito, meio sombria. Seu modo de investigação, uma Londres sombria com vários inimigos, enredo atrativo, seu sempre fiel escudeiro...digo, assistente Dr.Watson. Tudo isso é uma receita bem interessante para o mundo criado pelo Sir Arthur.

-Cinema/TV:

Nos filmes, o gênero é bem representado, já que por se tratar de imagens, é mais fácil ''encontrar'' o Steampunk na obra, seja no cenário, no modo de se vestir e agir dos personagens, as engenhocas que aparecem no filme ou o enredo. Há vários filmes que podem ser relacionados ao gênero, tanto pela narrativa, quanto pelo contexto climático, filmes que vão desde 1902 até histórias mais recentes, sendo que o último filme ambientado nesse universo, foi em 2011. 
Dois filmes bem conhecidos, e recentes (um deles nem tanto) que podem servir de exemplo à vocês são: Sucker Punch - Mundo Surreal e Irmãos Grimm.
Sucker Punch é o mais recente deles, lançado em 2011, conta a história de uma garota que foi internada pelo próprio pai num hospício, e para fugir de sua loucura, cria um mundo para si, com rôbos e máquinas à vapor, guerras, invasões à castelos. Tudo isso para conseguir recuperar itens que se encontram no mundo real, para conseguir escapar. Diga-se de passagem, vale a pena assistir.
Na televisão, podemos observar diversas séries que podem ser consideradas Steampunk, como The Wild Wild West ou Doctor Who (1989), além disso, também podem ser encontrados animes referentes ao tema, alguns bem conhecidos como Trigun, Fullmetal Alchemist e Sakura Wars.

-Outras Mídias:

-Videogames:

Nos videogames, o Steampunk pode ser encontrado em vários jogos e sagas consagradas, que já passam de milhões de fãs no mundo todo. O campeão dessa categoria é Final Fantasy. 
Final Fantasy é uma série de jogos que já existe há um bom tempo, e que já passa já esta está na edição XIV, isso sem contar spin-offs. Há também outros jogos lançados recentemente, que podem ser considerados obras de arte na questão de visual. Dishonored, Thief, Darkwatch, a série Bioshock, que pode ter uma melhor aparência Steampunk no seu último jogo lançado: Bioshock Infinite, e um clássico do Survival Horror, e considerado um precursor do gênero nos games, Alone in the Dark.


-Música:

Na música, podemos encontrar o gênero de várias maneiras, sejam elas nas letras de uma música, num clipe ou num álbum como um todo. Há bandas bastante conhecidas que lembram o Steampunk, creio que a mais fácil de se lembrar o tema, seja Panic!At The Disco, que em alguns clipes seus, além de trajarem roupas do movimento, ambientam o universo Steampunk.
As músicas que servem de melhor exemplo para o gênero, talvez sejam:
- Panic!At the Disco - The Ballad of Mona Lisa
- Nine Inch Nails - Closer
E na questão de álbuns completos sobre o tema, podemos pegar como exemplo, a banda Vernian Process, com os álbuns: Discovery e The Forgotten Age.

-O Steampunk como um movimento cultural:

Antigamente quando surgiu, obviamente não era tão conhecido. Mas atualmente, não é somente um ''subgênero'' do Cyberpunk, ou da Ficção Científica. O Steampunk já é considerado por muitos, um movimento social, que acolhe também outros públicos, como o gótico, o cyberpunk, o industrial, e o punk, bem como todos os que apreciam a riqueza de detalhes que é essa fusão do moderno, como passado, a tecnologia do mundo moderno, com a estética e os recursos da Era Vitoriana, repleta de ouro, prata, bronze, panos, eletricidade, e claro, a base do gênero, o vapor.
Hoje em dia há até mesmo conselhos steampunk no mundo, inclusive há um no Brasil. 
O Conselho Steampunk no Brasil é um grupo de fãs desse gênero que passou a movimento cultural, que tem como objetivo divulgar e incentivar atividades e eventos culturais, produzindo materiais literários, jogos, ilustrações e reuniões. No Brasil há 9 lojas em diferentes estados.

Várias pessoas também estão investindo em acessórios retrofuturistas, criando roupas, e joias Steampunk. O modo de se vestir Steampunk é bem interessante, geralmente usando roupas que remetem ao século XIX, como corseletes, cartolas, relógios de bolso, capas e outros adereços.

As caracteristicas comportamentais dos Steammers é algo delicado de se escrever. Como durante as convenções, os steammers geralmente encarnam personagens que vão de duques e condessas à simples operários de fabrica, seu comportamento varia conforme o personagem. As gírias e os gestos usados, o jeito de comportamento, são baseados na Era Vitoriana, e por isso características devem ser seguidas: vocabulários e gestos considerados ''arcaicos'' na sociedade atual, alem de educação, devem ser ressaltados. Apesar disso, muitos Steammers não aderem esse comportamento em seu dia-a-dia.

Como um grande movimento artístico-literário-cinematográfico, é um pouco complicado definir uma filosofia para o Steampunk, já que este não tem um conceito de movimento cultural tão definido como o Punk, ou o Emo, ou até mesmo seu ''primo'', o Cyberpunk. O mais certo a ser dito, é que tanto na estética quanto nos conceitos, o Steampunk prioriza a relação homem/máquina/meio ambiente, e possuem uma característica comum. O Sense of Wonder é uma sensibilidade particular para com o fascínio e a fantasia.



Espero que tenham gostado do artigo!!

FONTES:
http://steampunkbrasil.blogspot.com.br/p/steampunk.html
http://steampunk1c.blogspot.com.br/
http://www.steampunk.com.br/2007/12/23/o-que-e-steampunk/

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics